segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alimentação saudável: Grão de bico ajuda a afastar o mau humor

Substância da leguminosa estimula produção de serotonina e causa sensação de bem-estar.
Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, desenvolveram um estudo para compreender a interferência do grão de bico na melhora do humor das pessoas. Após alguns testes com pessoas que ingeriram doses variadas da leguminosa por seis meses, os cientistas constataram que elas estavam muito mais "alegres".
O motivo para tal resultado é a presença do triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, substância responsável pelas sensações agradáveis do organismo. Ela ativa os neurotransmissores cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
O grão de bico também contém alto teor de fibras, que colabora para o funcionamento do intestino e regula as taxas de açúcar sanguíneo. "Os cereais ainda são ricos em carboidratos complexos, fornecendo energia ao corpo por um tempo mais prolongado

FONTE: Minha Vida-Saúde, Alimentação e Bem-Estar


RECEITA: Salada de folhas com grão-de-bico

Ingredientes

250 g de proteína de soja cozida e temperada
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido e escorrido
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1 tomate grande picado
1 xícara (chá) de creme de soja
2 dentes de alho e 01 cebola média picados
1 pé pequeno de alface americana picada
1/2 pé pequeno de alface roxa picada

Modo de preparo

1- Em uma tigela média, coloque a proteina de soja, o grão-de-bico, a hortelã e o tomate e misture. Acrescente o creme de soja, o alho e a cebola e misture até envolver todos os ingredientes. Reserve.

2- Em uma travessa média, coloque as folhas de alface americana alternando com as folhas de alface roxa. Sobre elas coloque a mistura reservada em forma de colheradas separadas uma das outras. Sirva em seguida. Variação Se preferir dar um colorido especial a salada, polvilhe meia cenoura ralada.

Dica

Para se obter uma xícara (chá) de grão-de-bico cozido, é necessário cozinhar meia xícara (cha) de grão-de-bico cru.

Bon Appetit!
      

Nenhum comentário: